Com a drenagem linfática consegue-se uma desobstrução e limpeza do sistema linfático, responsável pela drenagem diária de cerca de 3 litros de linfa (liquido que retira as impurezas do sangue). As alterações do organismo podem provocar diminuição e interrupção da circulação de linfa no corpo.
Este método fisioterapêutico realiza-se com pressões suaves, lentas e intervaladas seguindo o trajecto do sistema linfático.
Esta massagem suave ajuda a melhorar a oxigenação das células, a circulação sanguínea e a eliminação de toxinas. Funciona também como relaxante e analgésico, além de ser especialmente indicada para ser feita após cirurgias plásticas, amenizando inchaços e hematomas. Ao mesmo tempo proporciona a regeneração e a defesa dos tecidos, aumentando a diurese e a eliminação de toxinas, desenvolvendo o equilíbrio do organismo.
O profissional que faz a massagem, utiliza toques suaves com as palmas das mãos e pontas dos dedos por todo o corpo, com o objectivo de movimentar a linfa em direcção aos gânglios.
É extremamente benéfica para tratamento da celulite e tendência a retenção de líquidos. Com os movimentos provocados pela massagem procura-se suspender a estagnação da linfa nas células de gordura, responsável pelas acumulações de celulite.
